Pela primeira vez em evento de lançamento no Rio de Janeiro, o 50º Festival de Cinema de Gramado trouxe para a cidade maravilhosa, as novidades que farão parte do Festival desse ano que após dois anos em formato online por conta da Pandemia, está finalmente de volta sediando o evento presencial da melhor maneira possível.
Esse ano Marcos Palmeira será o grande homenageado com o troféu Oscarito pela tragetória de sua carreira de ator . O ator que também fez parte do evento, irá pessoalmente a Gramado receber o troféu Oscarito, a mais tradicional honraria do festival, que este ano será realizado de 12 a 20 de agosto.
A organização do Festival de Cinema de Gramado também anunciou os cinco filmes que compõem a mostra competitiva de Longas-Metragens Documentais, que neste festival serão exibidos exclusivamente na tela do Canal Brasil e no Globoplay.
O evento aconteceu no hotel Prodigy Santos Dumont e teve a jornalista Renata Boldrini (que já apresentada o Festival há anos) como apresentadora do evento também e trouxe o vice-prefeito de Gramado e presidente do conselho da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Luia Barbacovi, a presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, a curadora, Dira Paes, realizadores, produtores, atores e jornalistas.
Durante o evento, foram revelados os cinco filmes da mostra competitiva de Longas-Metragens Documentais, que este ano deixam de concorrer com os filmes de ficção. Todos os documentários brasileiros em competição serão exibidos exclusivamente na tela do Canal Brasil, de 12 e 16 de agosto, sempre às 20h. As produções irão ao ar simultaneamente no Globoplay + Canais, além de ficarem disponíveis no streaming até 17 de agosto.
O festival, que tem curadoria de Dira Paes, Marcos Santuario e Soledad Villamil, já havia anunciado na semana passada os filmes selecionados. Veja lista completa no site oficial de Gramado.
MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS NO CANAL BRASIL
De 12/08 a 16/08, às 20h. No Canal Brasil e também no Globoplay + Canais
12/08 (sexta) – Ademã – A Vida e as Notas de Ibrahim Sued, de Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle
13/08 (sábado) - Um Par para Chamar de Meu, de Kelly Spinelli
14/08 (domingo) - Elton Medeiros – O Sol Nascerá, de Pedro Murad
15/08 (segunda) - O Destino está na Origem, de Pedro de Castro Guimarães
16/08 (terça) - Eu Nativo, de Ulisses Rocha
Transmissão ao vivo da cerimônia de premiação:
20/08, sábado, às 20h45. No Canal Brasil e Globoplay + Canais
Confiram as fotos da galeria abaixo. Fotos por Pixie Dust Fotografia/Louise Duarte