20/07/2023 às 22:00 Nos Cinemas

Dica de Filme "Barbie" (2023)

7
4min de leitura


Depois de uma espera de 5 longos anos para a concretização desse projeto, o filme live action da boneca mais famosa do planeta finalmente chegou às telas de cinema. A boneca mais famosa e desejada da Mattel chega hoje aos cinemas e com ela também vem atrelado a vários produtos de marketing já esperados. Além das bonecas e brinquedos relacionados ao filme como também maquiagem, roupas e acessórios relacionados ao “Barbiecore” que as consultoras de imagem para coloração pessoal já estão usando em seus perfis. Ou seja, enquanto o trend estiver em alta e hypado, ainda vai ter muito rosa no mundo por um tempo e isso inclui também os temas das festinhas infantis, pois tenho certeza que a febre vai para lá também!

Mas vamos falar do filme? Margot Robbie (a nossa eterna Arlequina) interpreta a Barbie Estereotipada que vive na Barbieland tendo seu típico dia de Barbie onde tudo é cor de rosa e perfeito todos os dias, tendo a mesma rotina com as suas outras amigas Barbie e sendo desejada pelo Ken (Ryan Gosling) que disputa sua atenção com outros Kens do Mundo da Barbie. Nesse Mundo podemos ver todos os tipos de Barbie e Ken que já foram fabricados (desde as mais famosas, até as controvérsias e até as que saíram de linha , o que mostra que a pesquisa para a direção de arte foi muito bem feita) e o dia terminava com uma Noite das Garotas na Casa dos Sonhos da Barbie somente com as Barbies para a decepção do Ken. 

Um belo dia entretanto, Barbie começa a ter pensamentos de morte e crises existenciais além de um pé chato (diferente do começo onde ela ficava na ponta do pé). Tentando voltar a rotina perfeita, ela resolve pedir ajuda da Barbie Esquisita (Kate McKinnon) que também é a Barbie que toda menina destruiu quando criança e que aconselha a nossa Barbie a ir até o Mundo Real e encontrar a menina que está brincando com ela porque elas estão ligadas e que a menina deve estar triste para estar passando isso para a sua Barbie. 

Chegando lá na companhia de Ken que vai de penetra nessa viagem, encontra a Mattel (empresa que fabrica a boneca) que se dispõe a ajudá-los mas não sem antes tentar consertar os defeitos da boneca que deveria ser perfeita. No meio da sua fuga, Barbie acaba encontrando sua verdadeira dona que a ajuda a fugir e entender o que está acontecendo de verdade com ela, se disponibilizando a ajudá-la de verdade já que sua vinda para o Mundo Real acabou modificando aspectos importantes do Mundo da Barbie também. 

Barbie é dirigido e roteirizado por Greta Gerwig (Lady Bird) que coloca o seu toque no filme trazendo um longa sobre a boneca mais famosa do mundo com um viés sobre feminismo, empoderamento mas também busca se conectar tanto com as mães que tiveram as bonecas e que com certeza vão se emocionar com a história, como também com as filhas que estão começando a se interessar pelas bonecas agora. O filme tem um quê de “Toy Story” mostrando a conexão das crianças com o seu brinquedo favorito. 

O figurino usado por Margot Robbie tanto no filme como nos Tapetes Rosa de Divulgação do filme mostraram boa parte do figurino das Barbies através das décadas desde a sua criação em 1959 por Ruth Handler (que inclusive faz uma participação emocionante no filme) . A expressão corporal de Margot também ficou incrível visto que a atriz foi bailarina quando criança e conta que isso a ajudou a fazer a cena do pé empinado com perfeição (apesar de ter precisado filmado 8 takes para que a cena ficasse perfeita mesmo) assim como ela parecia mesmo uma boneca encarnada. A versátil atriz também explora bem as emoções que Barbie vai descobrindo ao longo do filme enquanto faz a sua própria jornada de autoconhecimento.

Com um humor ácido e sarcástico que ainda explora recursos como a quebra da quarta parede para conversar com a audiência do filme, no próprio trailer que diz que o longa é tanto para quem ama como para quem odeia a Barbie, lembrando que nem toda criança teve dinheiro para ter uma boneca, então muitas mulheres ainda carregam hoje essa dor visto alguns ataques que o filme vem sofrendo por conta disso. 

O fato é que gostando ou não da boneca, ela faz parte da nossa memória afetiva coletiva e com certeza nos traz de volta a nossa infância e o filme mostra muito bem essa nostalgia e mostra o ponto de conexão de Gloria (America Ferrara) que interpreta a mãe principal do filme e sua Barbie. 

A mensagem principal de Barbie é que você pode ser quem você quiser. Presidente, Astronauta, Jornalista, Médica, Fotógrafa. Em um mundo patriarcal onde na época de sua criação as meninas só ganhavam bonecas em formato de bebês em que mostravam em que uma mulher não poderia ser mais do que uma dona de casa e mãe e que era impossível desejar mais, Barbie vem quebrar padrões e mostrar que uma mulher pode sim querer mais para si não só profissionalmente como na sua vida pessoal assim como também pode mudar de ideia sobre a sua vida e carreira quantas vezes for necessário para ela poder se realizar. 

Barbie estreia hoje nos cinemas brasileiros e está sendo distribuído pela Warner Bros do Brasil. 


20 Jul 2023

Dica de Filme "Barbie" (2023)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Barbie Barbiecore Boneca Barbie Festa Barbie Festa Infantil Festa Infantil Barbie Fotografa Festa Infantil Mattel

Quem viu também curtiu

17 de Out de 2019

Crítica = "Malévola - Dona do Mal"

04 de Ago de 2021

Crítica: O Esquadrão Suicida (2021)

19 de Dez de 2019

Famílias Conferem A Pré Estréia de "Frozen 2 Durante O Festival do Rio

Logo do Whatsapp