Em plena segunda-feira de Carnaval, a produção de Ainda Estou Aqui realizou uma coletiva de imprensa virtual de última hora para comentar a histórica conquista do Brasil: o primeiro Oscar do país na categoria de Melhor Filme Internacional.
Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello relembraram a trajetória do filme até esse momento marcante e compartilharam seus planos para o futuro, incluindo a participação de Selton Mello nas gravações da sexta temporada de Sessão de Terapia.
Para Selton Mello, o momento mais emocionante da jornada foi a exibição do filme no Festival de Veneza, onde a equipe foi ovacionada pelo público presente. O ator também destacou que, para ele, o Globo de Ouro teve um significado especial, principalmente por questões técnicas: "O som estava melhor, e, durante o Oscar, ficamos mais afastados. Apesar disso, ninguém conseguirá apagar da memória a emoção do último domingo", afirmou.
Fernanda Torres comparou a conquista ao desafio de escalar o Everest duas vezes, referindo-se à indicação de Central do Brasil ao Oscar em 1999, também dirigido por Walter Salles e estrelado por sua mãe, Fernanda Montenegro. De forma bem-humorada, Fernanda brincou que o diretor "abduziu" sua mãe na primeira vez e agora ela própria viveu essa experiência.
Ainda Estou Aqui percorreu um impressionante circuito de 56 festivais e 26 premiações ao redor do mundo, incluindo o Globo de Ouro, Bafta e Critics Choice Awards, culminando com a vitória no Oscar. O filme, uma produção original do Globoplay, conta a história de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), que luta para manter sua família unida na década de 1970 após o desaparecimento do deputado Rubens Paiva (Selton Mello) durante a ditadura militar.
Visivelmente exausta após a maratona de eventos e pela coletiva ter sido organizada em menos de 24 horas após a cerimônia do Oscar, Fernanda usava óculos escuros, enquanto Selton se distraía entre as perguntas, à procura de mais uma xícara de café. Apesar do cansaço, tanto os atores quanto o diretor demonstraram simpatia e bom humor durante a conversa com os jornalistas.
Fernanda Torres fez questão de elogiar Mikey Madison, vencedora do prêmio de Melhor Atriz por Anora, e pediu que o público brasileiro fosse mais receptivo à jovem atriz. Segundo Fernanda, o filme vencedor compartilha semelhanças com Ainda Estou Aqui: "É o mesmo tipo de cinema que fizemos. É cinema de grupo", destacou.
Ainda Estou Aqui segue em cartaz nos cinemas até 2 de abril e estreia no Globoplay em 6 de abril.